Ir para o conteúdo
  • Textos
A Arte Brasileira – Pierre Restany
Revista Domus, Nº 544 – Milão, Itália.
Autre experimentateur de grande classe, Mauricio Salgueiro, revelation d’une Biennale de Paris il y a quelque chose comme dix ans. Cet observateur critique de la civilisation urbaine ne se content plus de faire pousser a ses sculture de strident cris d’alarme ponctue de jets de lumière clignotants. Dans la serie 1973-74 des Vazamentos il nous propose l’evidenciation de la pollution technologique a l’aide précisément d’une technique parfaite. Chaque demostration est programmée pour une minute et demis:
Dans une bac évier rempli a mi-hauteur l’eau sale se met a buoillonner, D’un parallépipede de cuivre emerge en sueur grasse et insidieuse de l’huile de moteur que peu a peu déborde du sommet pour couler sur lês bords. Mauricio Salgueiro a attaint une sùrete de vision et unr maitrise du langage qui le fait rejoindre en grand style les preoccupation critique de la jeune genération.
Pierre Restany
Um pesquisador de grande classe é Mauricio Salgueiro, revelação da Bienal de Paris de 1965. Esse observador crítico da civilização urbana não se contenta simplesmente em fazer com que suas esculturas emitam estridentes gritos de
alarme pontuados de jatos intermitentes de luz. Na série 1973-74 dos Vazamentos, ele nos propõe a evidência da poluição tecnológica, precisamente com a ajuda de uma técnica perfeita. Cada demonstração é programada para um minuto e meio:
Numa pia, cheia até a metade, a água suja põe-se a borbulhar. De um paralelepípedo de cobre, um suor viscoso e insidioso de óleo de motor emerge do topo, em golfadas, para escorrer pelos bordos. Mauricio Salgueiro atingiu uma
acuidade de visão e um domínio da linguagem que o fazem reencontrar, em grande estilo, as preocupações críticas da jovem geração.
Pierre Restany
© Mauricio Salgueiro 2022
Voltar para o conteúdo